domingo, 11 de setembro de 2011

O nascimento

   Naquela época diziam que os bébés vinham do Algarve. O meu nascimento foi em casa. O parto foi assistido por uma curiosa. As crianças ficavam a tratar essas pessoas por madrinhas. Em muitas famílias acontecia os bebés terem os nomes dos avós. Foi-me dado o nome de Ana devido à minha avó paterna. No dia do meu batismo baptizou-se também um primo meu que lhe deram o nome de Prudêncio. Contava a minha mãe que o meu pai e o meu tio chegaram a casa muito felizes porque havia uma neta Ana e um neto Prudêncio.
   Nessa altura, os bebés mamavam se as mães podiam amamentar ou bebiam leite de vaca taurina e depois começavam a comer sopinhas de pão. Ferviam um pouco de pão com um pouco de açucar e azeite. Mais tarde começavam a comer sopinha do jantar.

Sem comentários:

Enviar um comentário